Questões Direito Penal DIREITO PENAL PARTE GERAL

Considere: I. Tício resolveu matar seu desafeto. Elaborou um plano de ação, ...

Responda: Considere: I. Tício resolveu matar seu desafeto. Elaborou um plano de ação, apanhou uma faca e o atacou, desferindo- lhe golpes. Este, no entanto, conseguiu desviar-se e, utilizando técn...


1Q462072 | Direito Penal, DIREITO PENAL PARTE GERAL, Técnico do Ministério Público, MPE SE, FCC

Considere:

I. Tício resolveu matar seu desafeto. Elaborou um plano de ação, apanhou uma faca e o atacou, desferindo- lhe golpes. Este, no entanto, conseguiu desviar-se e, utilizando técnicas de defesa pessoal, dominou e desarmou o agressor.

II. Caio resolveu matar seu desafeto. Adquiriu uma arma e efetuou diversos disparos em sua direção, errando o alvo e acabou sendo preso por policiais que acorreram ao local.

Nas situações indicadas, deve ser reconhecida a ocorrência de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

Vamos analisar as duas situações:

I. Tício tentou matar seu desafeto, planejou, pegou a faca e atacou, mas a vítima conseguiu se defender e evitar o ataque. Ou seja, o crime não se consumou, pois a vítima não morreu. Isso caracteriza tentativa de crime.

II. Caio também tentou matar seu desafeto, disparou várias vezes, mas errou o alvo. Como o disparo não atingiu a vítima, o crime também não se consumou, configurando tentativa.

Portanto, em ambos os casos, temos crimes tentados, pois houve início da execução, mas o resultado (morte da vítima) não ocorreu.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.