Texto associado. A Educação Alimentar e Nutricional (EAN), quando articulada a ações estruturantes, é uma estratégia para promoção e garantia da saúde, para a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e para a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Para que haja o alcance pleno dessa missão, faz-se necessária a implementação de estratégias que considerem o planejamento e o desenvolvimento de ações. Nesse contexto, foi estabelecida, pelo Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas (2012), a construção coletiva de uma Agenda Pública de EAN, a qual sintetiza estratégias necessárias para que a EAN seja efetivamente institucionalizada nas políticas públicas e nos diferentes espaços públicos. Sobre as estratégias propostas na Agenda Pública de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), assinale a alternativa correta.
✂️ a) A valorização da semana da alimentação nas escolas públicas e privadas é uma estratégia prevista na agenda de articulação e mobilização social.
✂️ b) A agenda estratégica e de articulação intersetorial e federativa prevê a valorização e atualização dos temas de Nutrição nos diferentes cursos dos profissionais que participam das ações de segurança alimentar e nutricional e de atenção nutricional.
✂️ c) O apoio a ações de EAN que reconheçam e valorizem os saberes populares de povos e comunidades tradicionais é uma estratégia proposta para a agenda com entidades da sociedade civil.
✂️ d) A agenda voltada para formação profissional, estudos e pesquisas prevê o estabelecimento de mecanismos de divulgação das boas práticas de EAN nos diversos setores.
✂️ e) A implantação de uma rede de educação alimentar e nutricional é uma estratégia prevista na agenda voltada às especificidades dos povos e comunidades tradicionais (PCT).