Texto associado. Segundo dados do sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (VIGITEL) em 2017, no conjunto de 27 cidades avaliadas, a frequência de excesso de peso em adultos (? 18 anos) foi de 54%, sendo maior entre homens (57,3%) do que entre mulheres (51,2%). Em relação ao tema e ao monitoramento do estado nutricional na atenção básica à saúde no âmbito do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), é correto afirmar:
✂️ a) Ao contrário do que foi utilizado no VIGITEL, indivíduos são considerados adultos no SISVAN quando a idade é superior ou igual a 20 anos.
✂️ b) Os parâmetros antropométricos recomendados para avaliação do excesso de peso de adultos no sistema de vigilância alimentar e nutricional são o índice de massa corporal (IMC) e a relação cintura-quadril.
✂️ c) Assim como no VIGITEL, indivíduos atendidos na atenção básica devem relatar o próprio peso e altura, para facilitar o atendimento ambulatorial.
✂️ d) Excesso de peso é definido pelos casos de obesidade que apresentam IMC acima de 25 kg/m2, segundo classificação adotada pelo Ministério da Saúde.
✂️ e) Segundo fluxograma de atenção à saúde de pessoas com excesso de peso na atenção básica, os casos de IMC acima de 25 kg/m2 com ou sem comorbidades devem ser encaminhados à atenção especializada ambulatorial.