Questões Direito Processual Penal Inquérito Policial

A partir do momento em que determinado delito é praticado, surge para o Estado o poder-...

Responda: A partir do momento em que determinado delito é praticado, surge para o Estado o poder-dever de punir o suposto autor do ilícito. Assim, para que o Estado possa deflagrar a persecução criminal em j...


Q704954 | Direito Processual Penal, Inquérito Policial, Agente de Segurança Prisional, SEAP GO, IADES

A partir do momento em que determinado delito é praticado, surge para o Estado o poder-dever de punir o suposto autor do ilícito. Assim, para que o Estado possa deflagrar a persecução criminal em juízo, é indispensável a presença de elementos de informação quanto à autoria e quanto à materialidade da infração penal. Diferenciase o inquérito policial da instrução processual por esse motivo. Acerca do valor probatório do inquérito policial, assinale a alternativa correta.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 09/01/2025 23:28:17🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

O inquérito policial é um procedimento administrativo investigatório realizado pela polícia com o objetivo de reunir elementos de informação sobre a autoria e a materialidade de um crime. No entanto, esses elementos colhidos durante a fase de investigação não possuem valor probatório absoluto no processo penal.

Isso ocorre porque o inquérito policial é realizado na fase inquisitorial, ou seja, sem a participação das partes envolvidas (acusação e defesa) e sem contraditório. Dessa forma, os elementos de informação obtidos no inquérito policial têm valor probatório relativo, ou seja, podem servir como base de convicção para o juiz, mas não são considerados provas absolutas.

Portanto, a alternativa correta é a letra c), que destaca que os elementos de informação quanto à autoria e à materialidade do delito, por não serem colhidos sob o contraditório e a ampla defesa, possuem valor probatório relativo.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.