“Fotografias são onipresentes: coladas em álbuns, reproduzidas em jornais, expostas em vitrines,
paredes de escritórios, afixadas contra muros sob forma de cartazes, impressas em livros, latas de
conservas, camisetas. O que significam tais fotografias?”
(Flusser, V.Filosofia da Caixa Preta. São Paulo: Annablume, 2011, p. 51).
“Com a fotografia, o valor de culto começa a recuar, em todas as frentes, diante do valor de exposição.
Mas o valor de culto não se entrega sem oferecer resistência. Sua última trincheira é o rosto humano.
Não é por acaso que o retrato era o principal tema das primeiras fotografias”.
(Benjamin, W. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In Benjamin, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo:
Brasiliense, 1994, p. 174)
Avalie as seguintes afirmações:
I. Ao tratar da noção de aura como um elemento também próprio da fotografia, Benjamin vê com
otimismo essa nova forma de obra de arte, pois ainda está munida de aura.
II. Benjamin pensa o valor deculto e o valor de exposição das imagenstécnicas. Flusser, em suaperspectiva, considera afotografia como produções automáticas,mediada por aparelhoscodificadores.
III. Flusser analisa positivamente a mediação técnica da fotografia, ao contrário de Benjamin, que
considera tal mediação decadente.
IV. Vilém Flusser, ao pensar a fotografia como imagem produzida e distribuída por aparelho, evidencia a
influência do pensamento de Walter Benjamin, ao considerar a imagem fotográfica como a primeira
imagem técnica.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações corretas.
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️