Questões Direito Constitucional Forma federativa e repartição constitucional de competências

Suponha que um estado-membro da Federação tenha legislado, de forma exaustiva, acerc...

Responda: Suponha que um estado-membro da Federação tenha legislado, de forma exaustiva, acerca de assistência jurídica e defensoria pública, dada a inexistência de legislação federal sobre o tema. Nesse ...


Q176338 | Direito Constitucional, Forma federativa e repartição constitucional de competências, Defensor Público, DPE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da organização política e administrativa do Estado, julgue
os itens a seguir.

Suponha que um estado-membro da Federação tenha legislado, de forma exaustiva, acerca de assistência jurídica e defensoria pública, dada a inexistência de legislação federal sobre o tema. Nesse caso, ao ser promulgada legislação federal a esse respeito, as normas estaduais incompatíveis com ela serão automaticamente revogadas.

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Certo

Quando um estado-membro da Federação legisla sobre determinado assunto em que não há legislação federal correspondente, suas normas têm validade dentro de seu território. No entanto, caso seja promulgada legislação federal posteriormente sobre o mesmo tema, as normas estaduais que forem incompatíveis com a legislação federal serão revogadas, pois a Constituição Federal estabelece que a União tem competência para legislar sobre normas gerais, enquanto os estados podem legislar sobre assuntos de interesse local.

Portanto, no caso apresentado na questão, as normas estaduais exaustivas acerca de assistência jurídica e defensoria pública serão revogadas automaticamente com a promulgação da legislação federal sobre o tema.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.