Questões Direito Constitucional Forma Federativa de Competências

À luz da jurisprudência do STF, julgue os itens subsequentes, relativos aos denom...

Responda: À luz da jurisprudência do STF, julgue os itens subsequentes, relativos aos denominados remédios constitucionais, ao direito à saúde na ordem constitucional e à Federação brasileira. ...


1Q193111 | Direito Constitucional, Forma Federativa de Competências, Advogado da união, AGU, CESPE CEBRASPE

À luz da jurisprudência do STF, julgue os itens subsequentes, relativos aos denominados remédios constitucionais, ao direito à saúde na ordem constitucional e à Federação brasileira.

Embora a proteção à saúde esteja inserida no rol de competências de todos os entes da Federação, os estados-membros não têm competência para criar contribuição compulsória destinada ao custeio de serviços médicos, hospitalares, farmacêuticos e odontológicos prestados aos seus servidores.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Explicando de forma simples: a Constituição Federal estabelece que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado, e que a competência para cuidar da saúde é compartilhada entre União, estados, Distrito Federal e municípios. Porém, quando falamos de criar contribuições compulsórias para custear serviços de saúde destinados aos servidores públicos estaduais, o STF entende que os estados não têm essa competência. Isso porque a criação de contribuições sociais é uma atribuição da União, salvo algumas exceções previstas na Constituição. Portanto, os estados não podem criar esse tipo de contribuição para financiar a saúde dos seus servidores. Por isso, a afirmativa está correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.