Questões Direito Penal Lei de Execução Penal LEP

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma...

Responda: Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Bento praticou o crime de receptação, cuja pena é de reclusão de um a quatro ...


1Q358556 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Policial Civil Escrivão, Polícia Civil RR, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Bento praticou o crime de receptação, cuja pena é de reclusão de um a quatro anos. Posteriormente, por ocasião de seu julgamento, passou a viger lei que, regulando o mesmo fato, impôs pena de um a cinco anos. Nessa situação, a lei posterior será aplicada em face do princípio da retroatividade de lei mais severa.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A assertiva está errada porque o princípio aplicado no Direito Penal é o da retroatividade da lei mais benéfica, e não da mais severa.

De acordo com o artigo 5º, inciso XL, da Constituição Federal, a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu. Ou seja, se uma lei posterior aumentar a pena, ela não pode ser aplicada retroativamente para prejudicar o acusado.

No caso apresentado, a lei posterior aumentou a pena de um a quatro anos para um a cinco anos. Portanto, essa lei mais severa não pode ser aplicada ao fato ocorrido antes de sua vigência.

Assim, deve ser aplicada a lei vigente no momento do crime, que previa pena de um a quatro anos, respeitando o princípio da legalidade e da proteção ao direito do réu.

Fazendo uma checagem dupla, confirmamos que a retroatividade da lei penal mais severa é vedada, e que o princípio da retroatividade da lei penal mais benéfica é o que prevalece no ordenamento jurídico brasileiro.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.