Questões Direito Constitucional Poder Constituinte Originário

Uma nova Constituição é promulgada, sendo que um grupo de parlamentares mantém dúvidas ...

Responda: Uma nova Constituição é promulgada, sendo que um grupo de parlamentares mantém dúvidas acerca do destino a ser concedido a várias normas da Constituição antiga, cujas temáticas não foram tratadas p...


1Q372165 | Direito Constitucional, Poder Constituinte Originário, FGV, 2018

Uma nova Constituição é promulgada, sendo que um grupo de parlamentares mantém dúvidas acerca do destino a ser concedido a várias normas da Constituição antiga, cujas temáticas não foram tratadas pela nova Constituição. Como a nova Constituição ficou silente quanto a essa situação, o grupo de parlamentares, preocupado com possível lacuna normativa, resolve procurar competentes advogados a fim de sanar a referida dúvida.
Os advogados informaram que, segundo o sistema jurídico-constitucional brasileiro,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) A questão trata do destino das normas da Constituição anterior quando uma nova Constituição é promulgada e esta nova Constituição não trata de determinados temas que estavam na Constituição antiga.

No sistema jurídico brasileiro, a Constituição nova revoga a anterior de forma completa e integral, pois a Constituição é a norma suprema do ordenamento jurídico. Isso significa que a antiga Constituição perde sua validade com a promulgação da nova, mesmo que esta última seja silente sobre determinados temas.

Diferentemente das leis ordinárias, que podem ser revogadas tacitamente, a Constituição nova substitui integralmente a Constituição anterior, não havendo recepção automática de normas constitucionais antigas que não estejam previstas na nova.

Portanto, as normas da Constituição pretérita não se convertem em normas ordinárias, nem recebem status supralegal ou infraconstitucional, nem são recepcionadas tacitamente. A revogação é total e integral, conforme o princípio da supremacia da Constituição e a doutrina constitucional brasileira.

Assim, a alternativa correta é a letra d, que afirma que a revogação tácita da ordem constitucional pretérita pela nova Constituição se dará de forma completa e integral, ocasionando a perda de sua validade.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.