Questões Direito Constitucional Processo legislativo

Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de...

Responda: Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Foi apresentado projeto de lei federal determinando a conversão de todos ...


1Q427795 | Direito Constitucional, Processo legislativo, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Foi apresentado projeto de lei federal determinando a conversão de todos os cargos de agente de polícia federal em cargos comissionados. Nessa situação, a proposta do projeto de lei viola a Constituição da República.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A questão aborda a constitucionalidade de um projeto de lei que propõe a conversão de todos os cargos de agente de polícia federal em cargos comissionados.

De acordo com a Constituição Federal, no artigo 37, inciso II, é estabelecido que a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

Os cargos de agente de polícia federal são cargos efetivos, que exigem a realização de concurso público. A conversão desses cargos em comissionados, que são de livre nomeação, violaria o princípio do concurso público, um dos pilares do acesso a cargos públicos na administração direta e indireta.

Portanto, a proposta do projeto de lei, conforme apresentada na questão, viola a Constituição da República, tornando a assertiva correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.