Questões Direito Constitucional Controle de Constitucionalidade

A Medida Provisória Z, embora tendo causado polêmica na data de sua edição, foi convert...

Responda: A Medida Provisória Z, embora tendo causado polêmica na data de sua edição, foi convertida, em julho de 2014, na Lei Y. Inconformado com o posicionamento do Congresso Nacional, o principal partido ...


1Q441435 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Advogado, Ordem dos Advogados do Brasil, FGV

A Medida Provisória Z, embora tendo causado polêmica na data de sua edição, foi convertida, em julho de 2014, na Lei Y. Inconformado com o posicionamento do Congresso Nacional, o principal partido de oposição, no mês seguinte, ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) atacando vários dispositivos normativos da referida Lei. Todavia, no início do mês de fevereiro de 2015, o Presidente da República promulgou a Lei X, revogando integralmente a Lei Y, momento em que esta última deixou de produzir os seus efeitos concretos. Nesse caso, segundo entendimento cristalizado no âmbito do Supremo Tribunal Federal,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

A questão trata da extinção de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) em razão da revogação integral da lei impugnada. Segundo o entendimento consolidado do Supremo Tribunal Federal (STF), quando a lei objeto da ADI é revogada, a ação perde seu objeto, pois não há mais norma a ser analisada quanto à sua constitucionalidade.

Isso ocorre independentemente de terem ocorrido ou não efeitos residuais da lei revogada. A revogação integral elimina a controvérsia jurídica, tornando desnecessário o prosseguimento da ação. Portanto, a ADI deve ser extinta sem julgamento do mérito.

As alternativas a) e b) estão incorretas porque não é possível discutir efeitos produzidos por lei que foi integralmente revogada, já que a controvérsia jurídica desaparece. A alternativa d) está incorreta porque o STF tem competência para avaliar a constitucionalidade das leis, independentemente de questões políticas.

Assim, a resposta correta é a letra c, que está em consonância com o entendimento do STF sobre a perda superveniente do objeto da ADI em caso de revogação integral da norma impugnada.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.