Questões Direito Penal Crimes Funcionário Público

Acerca de diversos institutos de direito penal, cada um dos próximos itens apresenta um...

Responda: Acerca de diversos institutos de direito penal, cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Adriano é padrinho de um dos filhos de Lineu, e...


1Q460289 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Perito Criminal, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Acerca de diversos institutos de direito penal, cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Adriano é padrinho de um dos filhos de Lineu, e ambos são funcionários públicos lotados em uma mesma secretaria de administração que é chefiada por Adriano. Nesse órgão público, determinado dia, Adriano constatou que Lineu, seu subordinado, cometera infração no exercício do cargo, mas, em face da sua relação de compadrio, atuou de forma indulgente, tendo deixado de responsabilizar Lineu. Nessa situação, Adriano cometeu o delito de condescendência criminosa.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Aqui a questão fala sobre o crime de condescendência criminosa, que está previsto no Código Penal, no artigo 320. Esse crime ocorre quando um funcionário público deixa de responsabilizar alguém que cometeu uma infração no exercício do cargo, agindo com indulgência indevida.

No caso, Adriano é chefe de Lineu e, mesmo sabendo da infração cometida por ele, não tomou as providências para responsabilizá-lo, por causa da relação de compadrio (padrinho do filho). Isso se encaixa direitinho no que o artigo 320 descreve.

Portanto, a assertiva está certa: Adriano cometeu o delito de condescendência criminosa.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.