Questões Direito Penal Crimes Funcionário Público

O servidor público que exige para outrem, indiretamente, fora da função, mas em razão d...

Responda: O servidor público que exige para outrem, indiretamente, fora da função, mas em razão dela, vantagem indevida


1Q461955 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Agente de Telecomunicações Policial, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

O servidor público que exige para outrem, indiretamente, fora da função, mas em razão dela, vantagem indevida
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) O crime de concussão está previsto no artigo 316 do Código Penal brasileiro. Ele ocorre quando o servidor público exige, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, vantagem indevida, em razão da função que exerce.

No enunciado, a situação é de um servidor que exige para outrem, indiretamente, fora da função, mas em razão dela, uma vantagem indevida. Isso se encaixa perfeitamente na definição do crime de concussão, pois a exigência da vantagem está ligada à função pública, mesmo que feita fora do exercício direto da função.

A corrupção passiva (artigo 317 do Código Penal) ocorre quando o servidor solicita ou recebe vantagem indevida, mas não necessariamente exige. A prevaricação (artigo 319) é quando o servidor retarda ou deixa de praticar ato de ofício para satisfazer interesse pessoal. A corrupção ativa (artigo 333) é praticada por quem oferece vantagem indevida a funcionário público.

Portanto, a alternativa correta é a letra a, pois descreve exatamente o crime de concussão, conforme o artigo 316 do Código Penal.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.