Acerca de atos administrativos, licitações e contratos da administração públi...

Acerca de atos administrativos, licitações e contratos da administração pública, julgue o item a seguir. Situação hipotética: O Ministério Público de determinado estado da Federação,...


publicidade
Acerca de atos administrativos, licitações e contratos da administração pública, julgue o item a seguir.

Situação hipotética: O Ministério Público de determinado estado da Federação, visando reformar seu edifício sede, firmou contrato administrativo. Iniciada a execução do contrato, a administração resolveu modificar unilateralmente o contrato em decorrência de acréscimo quantitativo do objeto contratado. Assertiva: Nessa situação, o contratado é obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos realizados até o limite de 50% do valor inicial atualizado do contrato. 
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    24/10/2025 • 21:08
    Gabarito: a)

    A questão trata da possibilidade de acréscimos quantitativos em contratos administrativos, tema regulado pela Lei nº 8.666/1993, que dispõe sobre licitações e contratos da administração pública.

    Segundo o artigo 65, inciso II, da Lei 8.666/1993, a administração pública pode promover alterações unilaterais no contrato, inclusive acréscimos ou supressões, desde que não ultrapassem 25% do valor inicial atualizado do contrato. No entanto, para obras e serviços de engenharia, esse limite pode chegar a 50%.

    No caso apresentado, o Ministério Público, que é uma instituição pública, firmou contrato administrativo para reforma do edifício sede, ou seja, trata-se de obra. Portanto, o limite para acréscimos quantitativos é de até 50% do valor inicial atualizado do contrato, conforme previsto no artigo 65, inciso II, alínea 'a' da Lei 8.666/1993.

    Além disso, o contratado é obrigado a aceitar esses acréscimos nas mesmas condições contratuais, pois a modificação unilateral é um poder da administração para garantir a continuidade e adequação do contrato, respeitados os limites legais.

    Fazendo uma segunda análise, a situação está correta porque o limite de 50% para acréscimos em contratos de obras é uma exceção prevista em lei, e o contratado não pode recusar tais acréscimos dentro desse limite, mantendo as condições originais.

    Portanto, a assertiva está correta, e o gabarito oficial 'a' está adequado.
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.