Questões Direito Constitucional Controle de Constitucionalidade

A Constituição se coloca em relação às demais normas le...

Responda: A Constituição se coloca em relação às demais normas legais em posição proeminente, de supremacia, de sorte que todo o sistema jurídico há de estar com ela conformad...


1Q856788 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Procurador Jurídico, EDUCA, 2020

A Constituição se coloca em relação às demais normas legais em posição proeminente, de supremacia, de sorte que todo o sistema jurídico há de estar com ela conformado. Como requisitos fundamentais do controle de constitucionalidade é necessário uma Constituição rígida e a atribuição de controle a um órgão supremo. O controle decorre, então, da rigidez e supremacia da Constituição, que pressupõe a noção de um escalonamento normativo onde a Constituição ocupa o topo da pirâmide e é fundamento de validade de todas as outras normas.

O controle da constitucionalidade se apresenta nos sistemas:

I. Político.

II. Jurisdicional.

III. Misto.

IV. Preventivo.

V. Repressivo.

Estão CORRETAS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)

O controle de constitucionalidade é o mecanismo pelo qual se verifica a conformidade das leis e atos normativos com a Constituição, que é a norma suprema do ordenamento jurídico.

Existem diferentes sistemas de controle de constitucionalidade, que podem ser classificados conforme a forma e o momento em que são exercidos.

O controle político é aquele exercido por órgãos políticos, como o Congresso Nacional, que pode julgar a constitucionalidade de leis no âmbito do processo legislativo ou por meio de medidas políticas.

O controle jurisdicional é exercido pelo Poder Judiciário, que pode declarar a inconstitucionalidade de normas em processos judiciais.

O controle misto combina elementos do controle político e jurisdicional, como ocorre no sistema brasileiro, onde o Supremo Tribunal Federal exerce controle concentrado e difuso.

O controle preventivo ocorre antes da edição da norma, buscando evitar que normas inconstitucionais sejam promulgadas.

O controle repressivo ocorre após a edição da norma, podendo ser exercido em processos judiciais para declarar a inconstitucionalidade.

Portanto, todos os sistemas mencionados (I, II, III, IV e V) são formas reconhecidas de controle de constitucionalidade, justificando a alternativa e como correta.

Fazendo uma segunda análise, não há exclusão de nenhum dos sistemas citados, pois todos são formas legítimas e estudadas na doutrina constitucional, confirmando a resposta correta como a alternativa e.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.