Numa biblioteca, são considerados como serviços especiais de referência, as seguintes atividades:

Assinale a opção que apresenta o objetivo do serviço de referência presencial.
O serviço de referência , segundo Ferreira (2004), pode ser descrito como

As seguintes atividades desenvolvidas pela Seção de Referência de uma biblioteca especializada: elaboração de boletins de sumários correntes temáticos; informação expressa; respostas técnicas; levantamento do perfil de usuários, fazem parte do serviço denominado

O Serviço de referência é organizado para promover fluxos eficientes de informação. Esse tipo de serviço
Julgue os seguintes itens, relativos ao serviço de referência de bibliotecas. A padronização de um roteiro, que seja aplicado em todos os atendimentos do serviço de referência, garante a agilidade e rapidez no processo de busca e recuperação da informação nesse serviço.

Nas bibliotecas, as atividades do setor de referência possuem uma ampla gama de ações, desde a provisão de documentos e informações, até a busca de dados virtuais. Nos serviços de alerta, são exemplos de atividades informais

O serviço de referência pode ser estruturado de acordo com a natureza de suas diferentes atividades em: I. provisão de documentos: circulação, consulta local, empréstimo entre bibliotecas, comutação, preparação de traduções. II. provisão de informações: questões de referência, serviço referencial para outras fontes, acesso a bases de dados. III. provisão de auxílio bibliográfico: localização de material, verificação de referências, levantamentos bibliográficos. IV. serviço de alerta: murais, circulação de periódicos, sumários correntes, DSI. V. orientação ao usuário: cursos de orientação, guia da biblioteca, promoção dos serviços. É correto afirmar que

A política de referência é um dos elementos da política de informação, determinada a partir dos objetivos e missões da instituição.

No que tange aos objetivos gerais de um Serviço de Referência, é incorreto afirmar que esse serviço:

No que concerne a serviços de referência e a estudos de usuários, julgue os itens a seguir. Deve-se considerar, na pesquisa de usuários, que a satisfação ou a insatisfação proveniente dos usos da informação suscita novas necessidades informacionais, bem como novos comportamentos dos usuários.

Em relação ao processo de referência, considere:

I. A questão inicial refere-se à busca de informações, por parte do usuário, quando este faz perguntas de forma compreensível para obter êxito em suas respostas.

II. Para estabelecer a estratégia de busca, o profissional deve desenvolver atividades de seleção da categoria da fonte, seleção da fonte específica e dos pontos de acesso específicos dentro dessa fonte.

III. A resposta é considerada uma solução quando o profissional determina que atendeu satisfatoriamente o usuário.

Está correto o que se afirma APENAS em

Um serviço de referência de qualidade se apoia, sobretudo, em
No que diz respeito à referência, à busca e recuperação de informação, a estudo de usuário e à disseminação seletiva da informação, julgue os itens de 110 a 116. Os serviços de referência virtual podem ser assincrônicos e sincrônicos e essas duas características estão diretamente vinculadas ao nível de necessidade de informação do usuário.
No que se refere aos serviços de referência, assinale a opção correta.
Página 1