Segundo o artigo 3º da Lei nº 12.764 (2012), é direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A presença de uma aluna recém-chegada, Júlia, de 15 anos, que tem diagnóstico de surdo-cegueira, retomou em sua escola a reflexão de que o ambiente deve ser planejado e organizado adequadamente para a inserção da pessoa com surdo-cegueira, favorecendo a interação com pessoas e objetos.

Tais posturas inclusivas, de acordo com Bosco (2010),

Mendes, Almeida e Toyoda (2011) apresentam um modelo de prestação de serviço no qual um educador comum e um educador especial dividem a responsabilidade de planejar, instruir e avaliar a instrução de um grupo heterogêneo de estudantes, como uma alternativa aos modelos de sala de recursos, classes especiais ou escolas especiais, de modo a apoiar a escolarização de estudantes com deficiência em classes comuns.

Trata-se do(a)

De acordo com a Lei nº 13.146 (2015), a pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, é denominada de
Segundo o documento “Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Mental” (2007), ao discutir propostas que promovam a inclusão de alunos com deficiência intelectual, deve-se considerar que a acessibilidade
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), o atendimento educacional especializado (AEE) deve, ao longo de todo o processo de escolarização, estar articulado com a proposta pedagógica do ensino comum, disponibilizando, entre outras medidas,
Em relação às tendências de educação escolar para pessoas com surdez, de acordo com Damázio (2007), assinale a alternativa correta.
Referenciada por demais autores da área, Mendes (2006) afirma que o Paradigma da Inclusão se globaliza no final do século XX e que, em contrapartida aos movimentos e paradigmas anteriores,

O aluno João Paulo, de 12 anos, foi recentemente diagnosticado com superdotação/altas habilidades.

Nesse caso hipotético, de acordo com o Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, deve-se

Segundo o documento “Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Mental” (2007), embora possam existir diferenças no desenvolvimento dos alunos, é importante ter consciência de que eles podem se beneficiar de diferentes experiências no contexto familiar e escolar.

Tal compreensão por parte do educador possibilita uma

Conforme o artigo 1º do Decreto nº 7.611 (2011), é uma diretriz de efetivação do dever do Estado com a educação das pessoas que compõem o público-alvo da educação especial:
Diego, 16 anos, aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tem dificuldades nos campos da linguagem receptiva e expressiva, o que dificulta sua comunicação. Nesse sentido, Belisário Júnior (2010) aponta como estratégia pedagógica para alunos que, assim como Diego, apresentam ausência ou limitações na comunicação verbal:

Os autores do documento “Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual” (2007) afirmam que a escassez de informações restringe o conhecimento em relação ao ambiente pelo aluno com deficiência visual.

Por isso, segundo tais autores, faz-se necessário

Segundo Prieto (in Baptista; Jesus, 2011), embora as políticas locais muitas vezes apontem para a educação escolar como direito de todos os alunos, em algumas realidades escolares,

A aluna Maitê, de 14 anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), apresenta prejuízos importantes na comunicação, no compartilhamento social e na flexibilidade mental.

De acordo com Belisário Júnior (2010), em casos como esse, é preciso, entre outras medidas, que as intervenções pedagógicas

Alguns alunos presenciam comportamentos de pares ou profissionais da escola que acabam por impedir ou prejudicar sua participação em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.


De acordo com a Lei nº 13.146 (2015), tal postura pode ser considerada um(a)

Segundo Alvez (2010), o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os alunos com surdez tem três momentos didático-pedagógicos que beneficiam ambientes inclusivos de aprendizagem.
Tais momentos são estes: