Questões Direito Penal Princípios do Direito Penal

Um homem, maior de idade e capaz, foi preso em flagrante por ter subtraído duas garr...

Responda: Um homem, maior de idade e capaz, foi preso em flagrante por ter subtraído duas garrafas de uísque de um supermercado. A observação da ação delituosa por meio do sistema de vídeo do estabelecime...


Q462194 | Direito Penal, Princípios do Direito Penal, Juiz Substituto, Tribunal de Justiça nbsp CE, CESPE CEBRASPE

Um homem, maior de idade e capaz, foi preso em flagrante por ter subtraído duas garrafas de uísque de um supermercado. A observação da ação delituosa por meio do sistema de vídeo do estabelecimento permitiu aos seguranças a detenção do homem no estacionamento e a recuperação do produto furtado. O valor do produto subtraído equivalia a pouco mais de um terço do valor do salário mínimo vigente à época. Na fase investigatória, constatou-se que o agente do delito possuía condenação transitada em julgado por fato semelhante e que respondia por outras três ações penais em curso.

Tendo como referência essa situação hipotética, assinale a opção correta, considerando a jurisprudência dos tribunais superiores.

David Castilho
Por David Castilho em 07/01/2025 20:17:59🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)

A situação descrita apresenta um caso de furto, que é previsto no Código Penal Brasileiro no artigo 155. No entanto, a questão levanta a possibilidade de aplicação do princípio da insignificância, que é uma causa de exclusão da tipicidade do crime.

O princípio da insignificância é aplicado quando a conduta do agente não causa lesão significativa ao bem jurídico tutelado pela norma penal. No entanto, a jurisprudência dos tribunais superiores tem entendido que a reincidência do acusado pode afastar a aplicação desse princípio, como no caso apresentado, em que o homem possui condenação transitada em julgado por fato semelhante e responde por outras três ações penais em curso.

Dessa forma, a reincidência do acusado é sim motivo suficiente para afastar a aplicação do princípio da insignificância, tornando o crime de furto mais grave e passível de punição.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.