Questões Direito Penal Lesões Corporais

Maria, jovem de 22 anos, após sucessivas desilusões, deseja dar cabo à própria vida. Co...

Responda: Maria, jovem de 22 anos, após sucessivas desilusões, deseja dar cabo à própria vida. Com o fim de desabafar, Maria resolve compartilhar sua situação com um amigo, Manoel, sem saber que o desejo del...


1Q358454 | Direito Penal, Lesões Corporais

Maria, jovem de 22 anos, após sucessivas desilusões, deseja dar cabo à própria vida. Com o fim de desabafar, Maria resolve compartilhar sua situação com um amigo, Manoel, sem saber que o desejo dele, há muito, é vê-la morta. Manoel, então, ao perceber que poderia influenciar Maria, resolve instigá-la a matar-se. Tão logo se despede do amigo, a moça, influenciada pelas palavras deste, pula a janela de seu apartamento, mas sua queda é amortecida por uma lona que abrigava uma barraca de feira. Em consequência, Maria sofre apenas escoriações pelo corpo e não chega a sofrer nenhuma fratura. Considerando apenas os dados descritos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

A questão trata da responsabilidade penal de Manoel, que instiga Maria a cometer suicídio, mas Maria não morre nem sofre lesão grave.

O Código Penal brasileiro, em seu artigo 122, prevê o crime de induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio. A pena é aumentada se o suicídio se consuma, ou seja, se a vítima morre.

No caso, Maria não morreu, tampouco sofreu lesão corporal grave, apenas escoriações leves. Portanto, não houve consumação do crime de induzimento ao suicídio.

Além disso, o artigo 122 prevê que, se o suicídio não se consuma, o agente responde pelo crime na forma tentada. No entanto, para a tentativa, é necessário que haja um ato executório que configure a tentativa do suicídio.

Aqui, Maria tentou se matar, mas a questão é se Manoel pode ser responsabilizado pela tentativa. Como Maria não sofreu lesão grave e não morreu, e Manoel apenas instigou, não há consumação nem tentativa do crime por parte dele, pois o resultado esperado (morte) não ocorreu e não há lesão grave.

Assim, Manoel não possui responsabilidade penal, pois o resultado esperado não ocorreu e não há previsão de punição para instigação sem consumação ou tentativa efetiva, conforme entendimento majoritário e o artigo 122 do Código Penal.

Portanto, a alternativa correta é a letra c.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.