Assinale a opção que indica um princípio ético.
Questões de Concursos
filtre e encontre questões para seus estudos.
Assinale a opção que indica um princípio ético.
FGV•
Dentre as possibilidades, o documento sugere três ideias de metodologias específicas de ensino da matemática ao professor, sendo elas:
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998, p. 91. Adaptado.
O exemplo cartográfico mencionado pelo trecho acima provoca a reflexão acerca de um modelo educacional que
FGV•
Com relação a esse tema, analise os itens a seguir.
I. Abordagem de temas a partir de perspectivas variadas, possibilitando uma compreensão da complexidade.
II. A especialização e a autonomia dos conhecimentos facilitam a avaliação do aprendizado dos alunos.
III. As áreas de conhecimento remetem umas às outras, tornando a aprendizagem mais significativa.
É característica de um currículo centrado em áreas o que se afirma em
FGV•
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998, p. 88, adaptado, p. 67.
O cenário descrito pelo trecho supracitado aponta para um processo com impactos diretos para a organização escolar. Assinale a opção que expressa o principal desses impactos.
FGV•
Também é preciso frisar que apostar na interdisciplinaridade significa defender um novo tipo de pessoa, mais aberta, flexível, solidária, democrática e crítica. O mundo atual precisa de pessoas com uma formação cada vez mais polivalente para enfrentar uma sociedade na qual a palavra mudança é um dos vocábulos mais frequentes e onde o futuro tem um grau de imprevisibilidade como nunca em outra época da história da humanidade.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo
integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998, p. 45.
Acerca da interdisciplinaridade como proposta pedagógica, assinale a afirmativa correta.
I. Qualquer demanda por uma definição unívoca e definitiva deve ser a princípio rejeitada, por tratar-se de proposta que inevitavelmente está sendo construída a partir das culturas disciplinares existentes e porque encontrar o limite objetivo de sua abrangência conceitual significa concebê-la numa óptica também disciplinar.
II. O que se pode afirmar no campo conceitual é que a interdisciplinaridade será sempre uma reação alternativa à abordagem disciplinar normalizadora dos diversos objetos de estudo.
III. O que se propõe é uma profunda revisão de pensamento, que deve caminhar no sentido da intensificação do diálogo, das trocas, da integração conceitual e metodológica nos diferentes campos do saber.
Está correto o que se afirma em
Qual das seguintes estratégias pedagógicas é a mais adequada para atingir o objetivo de aprendizagem planejado pelo professor?
FGV•
FGV•
Assinale a opção que indica as aprendizagens definidas no Currículo Paulista.
FGV•
SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. Adaptado. O trecho destacado aponta para os riscos de determinado tipo de equívoco na abordagem pedagógica.
Trata-se do risco de